sábado, outubro 03, 2009

PostHeaderIcon LIção para mim

Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes.
Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.
"Que desgraça, senhor!", exclamou o sábio. "Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!"
"Mas que insolente!", gritou o sultão. "Como se atreve a dizer tal coisa?!"
Então, ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas.
Mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho. O outro sábio chegou e disse:
"Senhor, uma grande felicidade vos está reservada! O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!?"
A fisionomia do sultão se iluminou, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao sábio.
Quando este saía do palácio, um cortesão perguntou ao sábio:
"Como é possível?? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega!!! No entanto, ele levou chicotadas, e você, moedas de ouro!"
Respondeu, então, o sábio:
"Lembre-se sempre, amigo, tudo depende da maneira de dizer as coisas..."
Esse é um dos desafios em nossos relacionamentos. Desafio para as lideranças, para os educadores, para todos nós: a maneira de dizer as coisas, porque as palavras têm força, têm poder. Elas podem gerar felicidade ou desgraça, moedas de ouro ou chicotadas, paz ou guerra.
A verdade deve ser dita, mas a forma como é feita pode fazer toda a diferença.Que aprendamos a pronunciar palavras que elevam que tocam no coração, que transformam e que possibilitam uma convivência melhor nas famílias, nos grupos de amigos e nas equipes de trabalho!
Publiquei essa mensagem que recebi via e.mail porque sou mestra em atropelar tudo e agir como um elefante dentro de uma cristaleira. Sou useira e vezeira em dizer as coisas com todas as letras sem me preocupar com os ouvidos alheios.
Publiquei para ter um lembrete e alerta.
Bjkª. Elza

7 comentários:

Anunciação disse...

Essa foi ótima,Elzinha;eu também as vezes tenho que me policiar quanto a isso.

Blog do Beagle disse...

Menina, esse e.mail que publiquei veio a calhar, para mim. Sou mestra em dzer as coisas de qualquer jeito e consigo ofender quem eu quero proteger... Bjkª. Elza

Ana disse...

Putz! Muito bem escrito este texto!
É bem assim!

Ana disse...

Putz! Muito bem escrito este texto!
É bem assim!

Ana disse...

-> Tem selinho pra ti, no Roccana!

Sei que vc não gosta muito dessas coisas, mas é só um destaque!

beijo!

Tom disse...

Ai, ai... nem comento, mais isso... hauhauhahaua
Acho que o único canto em que não meço mais as minhas palavras é o meu Cantinho...
Beijo, Elzinh!

Blog do Beagle disse...

Ana, esse texto é uma delicia.
Adoro selinhos, mas não sei transporta-los apra meu blog. Obrigaaaadaaaaa. Bjkª. Elza


Tom, eu sou um desastre! Quando percebo ... já disse o que não devia!!! Bjkª. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger