quinta-feira, março 11, 2010

PostHeaderIcon Mude - Clarice Lispector ou Pedro Bial?




Tenho quase certeza que já publiquei esse texto, um dia, no passado.
Acontece que ele chegou para mim, hoje, de forma especialissima.
Obrigada, Beth.


https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=73fdeea2b9&view=att&th=1274db4f17989833&attid=0.1&disp=attd&zw

Por alguma razão que não imagino qual seja o link acima não abre para ninguém, mas para mim, abre.!!! A Luma explicou que trata-se de link atrelado ao meu e.mail e que não vai abrir para ninguém. Quem sabe, sabe!!!

Recebi o texto chamado "Mude" como se fosse de autoria de Clarice Lispector, e é ele que está no link.

Todavia, procurei na internet e encontrei esse texto, mas consta que é de autoria de Pedro Bial.

Para mim, o que importa é o conteúdo e não quem escreveu, de forma que deixo a dúvida aqui, assim como o texto.

"Mude. Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os teus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira pra passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos. Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma do outro lado da cama... depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de TV, compre outros jornais... leia outros livros. Viva outros romances. Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escrevas outras poesias. Jogue fora os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores. Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus. Mude. Lembre-se que a vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um novo emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas. Mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda!"

Bjkª. Elza

11 comentários:

Aninha Pontes disse...

Não abriu.
Mas deixo um beijo e o desejo de um feliz final de semana.

Blog do Beagle disse...

Aninha, o que será que aconteceu? Eu consigo abrir. Muitas bjkªs. Elza

Milton T disse...

Aqui também não abre, nem no Explorer e Firefox. Melhor copiar o texto e colar Elza

bom fim de semana

bj

Luciana L V Farias disse...

Também não consegui abrir, querida!!!

Nossa... tirei a tarde para visitar os blogs e descobri que fazia maior tempo que não entrava aqui... tanta coisa não lida ainda!!!

Saudades das nossas caminhadas.

Beijão!!!

Blog do Beagle disse...

Miltinho, por que será que não abriu? Segui sua sugestão e copiei e colei. BJkª. Elza

Oi, Lu, caminhar é bom demais. Seja bem vinda. Bjkª. Elza

Luma Rosa disse...

Não vai abrir nunca, porque o link está agregado ao seu email e somente você, porque está logada pode acessá-lo! Para que as pessoas vejam, terão que estar logadas com a sua senha.
Um outro texto, também com este título "Mude" é de autoria de um rapaz que agora não lembro o nome dele, mas ele possui um blogue e ao final, ele faz referência à Clarice Lispector - Por isso confundiu algumas pessoas com relação ao texto dele. Certamente, este texto também causa confusão, não porque cita Clarice, mas por causa do texto anteriormente citado.
Pequenas mudanças no nosso dia a dia, podem não serem notadas, mas ao final de um tempo, provocam diferenças. Arrumar gavetas, dizem, é terapia! Olhar fotografias do passado, ajuda no resgate das emoções, até mesmo removendo mágoas, morar em um ambiente organizado, provocam organização interna... verdade! Não dá pra ficar vendo os dias passarem, sem que mudemos algo do lugar! Bom fim de semana! Beijus,

Blog do Beagle disse...

Luma, como é bom conversar com quem entende. Agora entendi! Não vou fornecer minha senha kakakakak
Esse texto é muito interessante e fiquei sem saber quem o produziu, mas continuo gostando dele. Mudar é bom e saudável. Gostei de ve-la por aqui. Volte quando quiser e será sempre bem recebida. Bjkª. Elza

Edson Marques disse...

Elza,

Que bom que você gostou do meu poema Mude! Bial apenas o gravou na faixa 4 do CD Filtro Solar (autorizado por mim). Livro Mude foi publicado com prefácio de Antonio Abujamra. Detalhes no meu blog.

Abraços,

Manu disse...

A Luma Rosa já explicou tudo, mas não custa repetir, esse texto originalmente é de Clarice Lispector, mas Pedro Bial ( que graças a Deus faz coisa melhor que apresentar aquele programa de m*rda ) se inspirando fez um poema adicionando coisas de sua própria autoria

Tereza disse...

"Para mim, o que importa é o conteúdo e não quem escreveu...". ACHEI HORRIVEL ESSA SUA AFIRMAÇÃO. DERÁ LEVAR, NO MÍNIMO, MAIS UNS DUZENTOS ANOS ATÉ NASCER OUTRA CLARICE. ÉTICA E RESPEITO AS DIREITOS AUTORAIS É O MÍNIMO QUE DEVEMOS TER E EXIGIR DOS OUTROS.
DEUS QUE É DEUS FEZ QUESTÃO DE LEMBRAR NUM DOS SEUS MANDAMENTOS: 'NÃO ROUBARÁS".
passar bem,
Tereza

Blog do Beagle disse...

Tereza, obrigada pela visita. Aposto como vc não leu meu texto e se leu, não entendeu.
Vc me acusa de "roubo" mas nem sabe qual é a definição legal desse crime. Caso soubesse seria mais comedida com suas palavras.
Antes de mais nada, não há roubo já que não me apropriei do texto de forma violenta, com uso de armas ou artificios. Transcrevi o que gostei e esclareci que não sei o autor. Eu não usei uma única palavra como se minha fosse e, portanto, onde está a apropriação?

Ética e direitos autorais também não são o seu forte, pois, se fosse ética, esclareceria quem redigiu tão belo conjunto de palavras e pensamentos e não me atiraria pedras. Respeitaria o meu direito de escrever e de postar minha dúvida.

Outra coisa, já que vc é tão sabida, me diga onde está escrito que não usarás meu nome em vão???? Numa única e infeliz frase vc o citou 2 vezes!

Passe bem e volte quando quiser. Esse é um espaço democrático. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger