sábado, agosto 09, 2008

PostHeaderIcon Apnéia do sono







É caso sério e precisa de tratamento.

Um sintoma é o ronco, porque decorre da flacidez dos músculos da garganta e do palato. Quando o ar passa e vibra os músculos flácidos o ronco aparece.

Ronco não é apnéia, mas um sintoma dela.

Apnéia é a suspensão, digamos assim, da respiração. É a obstrução das vias aéreas por instantes, durante a noite.

Outro sintoma da apnéia é a sonolência contínua e exagerada durante o dia. O sono fácil durante uma leitura, na frente da TV, numa conversa.

O sono interrompido,, durante a noite, por frações de segundos, inúmeras vezes, pela obstrução do parelho respiratório não recupera e não satisfaz. Não se alcança os níveis mais profundos e o sono REM. Além disso, essas oclusões geram falta de oxigenação no cérebro e uma das consequências primeiras é a perda de memória e de concentração.

Muitas vezes essas interrupções do sono levam ao banheiro, para urinar.

Também existe o refluxo que não pode ser desprezado. Os gases do estômago destróem os dentes e irritam toda a mucosa até o céu da boca. A lingua incha e o ronco vem...

Nariz entupido, rinite, sinusite e outros "ites" das vias respiratórias ajudam a obstrui-las e o ronco aparece. Daí para apnéia ... consulte seu médico.

As consequências da apnéia não tratada são assustadoras: hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, vulgarmente chamado de derrame.

Tudo isso eu li na internet, numa busca superficial e sem pretensões científicas, porque, meu objetivo é mostrar que o ronco pode ter desdobramentos sérios, especialmente em mulheres na menopausa, já que, um sintoma de apnéia.

Todos os membros de minha familia roncam e muito forte, mas não sei se todos tem apnéia. Sei de alguns, como meu irmão mais velho que além dela, tem DPOC; um primo que operou a "campainha" e continuou a roncar e com apnéia, só para citar.

Comecei minha escalada para melhorar a qualidade do meu dormir e, por sugestão da internet, aumentei a altura do meu travesseiro, sendo certo que vou tentar dormir com a cabeça noutra posição essa noite, pela primeira vez.

Ah... retornei à reeducação alimentar para me livrar dos muitos quilos extras, que, são outro fator a desencadear o problema.

Taí minha preocupação e espero ter ajudado alguém.

Bjkª. Elza

8 comentários:

Anônimo disse...

Me ajufou bastante.

Blog do Beagle disse...

Dudv, que bom que meu texto teve alguma serventia. Assunto delicado e até constrangedor, né? Bjkª. Elza

Anunciação disse...

Perfeita,Elzinha.A melhor coisa quando se fala desses assuntos é bastante clareza e nada de cientificismos,pois o objetivo é esclarecer e ajudar,né?Você está no caminho certo em seu tratamento e colocou no seu post,em poucas palavras o essencial da coisa.Deus lhe dê saúde.

Blog do Beagle disse...

Nunci, obrigada pelo estímulo, não apenas pelo tratamento iniciado como também, como, também pelo texto publicado. Por favor, dê um bj no seu Pai por mim. Bjkª. Elza

Anônimo disse...

Elzinha, sabe uma coisa que emagrece muito? Andar. Pega o Balta e ande uns 40 minutos de manhã e mais 40 de tardinha. Emagrece que é uma beleza. Bj e se cuide, e muitas saudades e beijos para as crianças :)

Anny disse...

Olá Elza:
Estes assuntos sempre ajudam, certo?
Fiquei feliz por vc ter gostado da geléia de pimenta.
Beijos.

Blog do Beagle disse...

Barbara, a única forma de emagracimento é, de fato, queimar mais calorias do que as consumidas. O problema é que tenho muita preguiça ... BJkª. Elza


Anny tudo bem com vc? Bjkª. Elza

Ana disse...

Ajudou, sim!

Belo post e bela iniciativa!

Boa sorte no teu tratamento!

beijooo!

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger