sexta-feira, outubro 31, 2008

PostHeaderIcon Saci Pererê
















Hoje é o dia do Saci em São Paulo Capital e Estado.
Ele faz parte do folclore brasileiro e é citado e conhecido em nosso País de norte a sul e de leste a oeste. Em todas as regiões ele aparece e tem características diversas. Ora jovem, alegre e irreverente; ora velho, maldoso e feio, como é visto por poucos. Varia conforme a região.
Aqui em São Paulo ele é conhecido como um menino negro, de pito de barro na boca, gorro vermelho na cabeça e malandro, arteiro,mas sem maldade, como o via Monteiro Lobato.
Ao que se saiba o saci nasceu indígena, no sul do Brasil, perto da fronteira com o Paraguai, Logo, não era negro, mas de cor escura. Tornou-se negro e com o pito na boca com a chegada dos escravos e ganhou o gorro vermelho depois da vinda dos imigrantes.
Assim, o saci é nada mais nada menos do que o resumo da mestiçagem brasileira. Ele sintetiza a miscigenação, pois, mudou de cor, aprendeu capoeira e a domina; tem jogo de cintura para sair das situações; apronta suas artes e escapa ileso para rir dos outros e do resultado de suas travessuras. É debochado, cômico e protagonista de variadas façanhas. É libertário e protetor das florestas e do meio ambiente.
Em outras palavras, ele é o retrato do brasileiro que não assume suas responsabilidades, brinca com tudo e não leva nada a sério; acha que pode se divertir às custas de tudo e de todos; é lascivo, promíscuo e interesseiro. Não assume posições e não defende o que lhe pertence. Quer levar vantagem sempre.
Qual é o maior inimigo do saci?
É aquele que aceita o que vem de fora como melhor do que o que tem aqui dentro. Aquele que não acredita nas potencialidades e conhecimentos e descobertas ocorridas dentro desse território nacional. É aquele que entrega sua identidade para outros povos e abraça festas e personagens estranhos à cultura pátria. Aquele que não respeita os limites e desmata e corroi o meio ambiente.
É aquele que esquece que tem folclore pátrio rico e adota folclore importado.
Hoje é dia do saci, ou seja, é nosso dia. Dia do brasileiro que já foi Macunaíma.
Nós com nossa irreverência e falta de preconceitos deveríamos eleger o saci como nosso símbolo maior por tratar-se de figura espelhada.

Em tempo: li a reportagem publicada pelo UOL com entrevista dada por Vladimir Sacchetta, que fez campanha e aprovou o dia do saci em São Paulo e interpretei o que ele disse. Interpretação livre, mesclada com meu ponto de vista pessoal.

Mérito a Vladimir Sacchetta.

Bjkª. Elza

11 comentários:

evipensieri disse...

Oi Elza.

Adorei seu post mas acho que deveríamos fazer uma comemoração maoir no dia do folclore.

Mas mesmo assim ...

Viva o Saci !!!

Lord Broken Pottery disse...

Elza,
Interessantíssimo! Para quem, como eu, escreve literatura infantil, foi uma delícia ler o seu texto. Devorei, do início ao fim, com muita curiosidade. Obrigado!
Beijo grande

Blog do Beagle disse...

evi, obrigada pela visita. Acredito que deveriamos incentivar as nossas autoridades a criar cursos sobre folclore ou incluir essa matéria na grade escolar. Nossas raízes desconhecidas precisam ser divulgadas. Adorei seu post. Bjkª. Elza

Blog do Beagle disse...

Lorf, fiquei surpresa com tanto entusiasmo. Valeu. Obrigada pela visita. Bjkª. Elza

Anunciação disse...

Depois do próprio autor,vc foi a primeira pessoa que vi falar do assunto com tanto entusiasmo.A idéia é belíssima.

Sonia H. disse...

Excelente post, Elzinha!
Amei a imagem que você colocou do Saci!
Também estou com saudades! Estás melhor?
Beijos,

YOKO disse...

Também fiz parte da Blogagem Coletiva, li várias postagens sobre o Saci, e está é a que mais achei interessante. Você comparar o saci ao brasileiro. Acho que tá na hora do brasileiro assumir uma posição mais séria, não aquele que leva "vantagem em tudo". Séria não quer dizer perder a alegria(isso nunca não é?) mas um pouco mais de responsabilidade não iria fazer mal. Estou morando atualmente no Japão e vejo tantas coisas que os brasileiros fazem, se metendo em encrencas...isso precisa mudar! Participar da Blogagem foi ótima, discutir assuntos, dar opniões, conhecer outras pessoas... tudo é muito válido! Nos encontramos em outra Blogagem Coletiva? Até lá então! bjs

Aprendendo a Língua Japonesa

leioomundoassim disse...

Também estou nesta coletiva. Bom texto! Andréa Motta

Yvonne disse...

Gostei do seu post que valoriza a nossa cultura. Desconhecia totalmente o dia do Saci querida.
Beijocas

Lys disse...

Elzinha... estou curiosissississima para saber como foi lá no ibirapuera.

Conta para a gente vai ?

beijocas
Lys

Blog do Beagle disse...

Anunciação, Sonia, Yoko, Andrea Motta, Yvonne, obrigada pelas palavras. A idéia não foi minha. Tive a ousadia de ampliar o tema. Voltem sempre. Bjkª. Elza

Lys, como eu disse, não seu certo. O grupo estava reunido noutro lugar, mas fiz minha caminhada da mesma forma. Bjkª. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti