segunda-feira, dezembro 22, 2008

PostHeaderIcon Li no UOL

22/12/2008 - 10h33
Cidade alemã 'proíbe Papai Noel'
Marcio DamascenoDe Berlim para a BBC Brasil
Uma pequena cidade no sul da Alemanha decidiu banir o Papai Noel da paisagem natalina. A câmara municipal de Fluorn-Winzeln, lugarejo com pouco mais de 3 mil habitantes localizado às margens da Floresta Negra, declarou a região uma "zona livre de Papai Noel".

Cidade da Alemanha decide criar uma "zona livre de Papai Noel"

O objetivo é prestigiar as tradições natalinas do país e São Nicolau
De acordo com o prefeito local, Bernhard Tjaden, o objetivo é preservar as tradições do Natal, segundo ele freqüentemente esquecidas nessa época do ano em favor do consumismo. A idéia é incentivar os cidadãos a substituir o "bom velhinho" pela figura histórica de São Nicolau. "O Papai Noel é um personagem artificial" argumenta Tjaden. "Ele não lembra em nada São Nicolau, que ajudava pessoas carentes e era um amigo das crianças", explica. CampanhaAs escolas e os comerciantes da região aderiram ao apelo, retirando as decorações com Papai Noel das vitrines e colando adesivos com um sinal de "proibido" em seus estabelecimentos. Cartazes com o rosto do personagem atravessado por uma faixa vermelha adornam não só o interior de lojas e repartições públicas, mas os avisos, que se parecem com uma placa de trânsito, foram pendurados também na fachada do prédio da prefeitura e até junto à sinalização que marca as entradas do município. Nas salas de aulas, professores ensinam às crianças o significado do Natal e contam histórias de São Nicolau, bispo de Mira no século IV, que serviu de inspiração para o ícone natalino. Os alunos são orientados a diferenciar o "original" da "cópia" e desenhos no quadro negro mostram as diferenças entre os trajes de ambos, destacando a mitra episcopal no lugar do gorro vermelho e o cajado substituindo o saco de presentes. A campanha "Zona livre de Papai Noel" foi criada por uma entidade assistencial ligada Confederação dos Bispos da Alemanha para resgatar São Nicolau como símbolo original das festas natalinas e combater o "consumismo" nas festas de fim de ano. A renda obtida na venda de cartazes, adesivos e outros produtos será destinada à entidades que prestam ajuda a crianças com doenças terminais. Esta é a primeira vez que a idéia é apoiada oficialmente pela administração de um município.


Engraçado ter lido essa noticia, pois, eu não fiz árvore de natal esse ano e meu papai noel que sempre fica numa poltrona está me incomodando.

Vou fazer um presépio esse ano, hoje, ainda.

Bjkª. Elza

10 comentários:

Claudio Costa disse...

Boa idéia essa de acabar ou combater o consumismo e o artificialismo. Viva o verdadeiro espírito de natal. Abraços e... Feliz Natal de verdade.

Anny disse...

Feliz Natal Elzinha!
Eestou sem árvore de Natal. Aquela com luzinhas. Adoro. Acho que vou mesmo é copiar sua idéia e fazer meu presépio.
Beijos.
Anny.

Anônimo disse...

Elza,
Quero comemorar o nascimento que ocorreu na manjedoura, mas as luzinhas multi-coloridas alegram a vida.
Feliz Natal e um grande
Abraço,
Odette.

Elaine Gaspareto disse...

Legal essa notícia,e diga-se de passagem que eu concordo de verdade com a sua iniciativa de ter um presépio,muito mais de acordo com o Aniversariante do Natal.Fica com Deus

Unknown disse...

Elzinha, um feliz natal e um próspero, mas, próspero mesmo ano de 2009, com muita saúde e paz...

Beijão...

Blog do Beagle disse...

Claudio, pena que o Papai NOel da Coca-cola tenha dominado o Natal, né? Bjkª. Elza

Anny, acredite, se quiser, mas não tive tempo de montar o presépio... Preciso comprar as peças e não tive tempo!!! Uia!!! Bjkª. Elza

Odette, nada contra as luzinhas. Elas enfeitam e encantam, inclusive o presépio. Bjkª. Elza

Elaine, seja bem vinda. Presépio é bom demais, não é? Bjkª. Elza

Ronald, o mesmo para você.

Anônimo disse...

Oi Elza.

O ato é um pouco radical mas faz todo o sentido. Devemos preservar nossas tradições.

Feliz Natal !!!

Bjs.
Elvira

Tetê disse...

É uma cidade pequena e se todos concordaram com a medida é super válida! Eu não tenho nada contra o Papai Noel desde que ele não tire o lugar do Menino Deus que é o verdadeiro sentido do Natal! Outra coisa também é isso de ter que ter ceia, mesa farta e repleta de gente. Se tem, ótimo, vamos aproveitar! Mas quem tem Jesus no coração, mesmo comendo sopa de feijão, tem um Feliz Natal! E é com esse sentimento que eu te desejo uma noite muito feliz! Bjks Tetê

Felina disse...

Elza obrigada pelo carinho e desejo que teu Natal seja lindo, com muito amor e amigos e que 2009 venha com muitas realizações, boas festas!

Blog do Beagle disse...

Elvira, mera sugestão. Feliz NataL. Bjkª. Elza

Tetê, disse tudo! Sabias palavras. Bjkª. Elza

Felina, Feliz Natal, querida. Bjkª. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger