segunda-feira, junho 15, 2009

PostHeaderIcon "QUE LUGAR TE FAZ SENTIR EM CASA"?

Cá estamos, outra vez, aceitando o tema proposto pela Tertulia Virtual.
Pela imagem posso ter dado a impressão de me sentir em casa em qualquer lugar porque a carrego nas costas.
Engano.
Coloqei essa imagem por que achei bonita e simpática.
Desde que li a proposta fiquei matutando e, inicialmente, concluí que me sinto em casa junto dos meus parentes de sangue, por que sou acolhida e aceita como sou. O parentesco me dá a confiança de ser igual. As origens comuns superam minha insegurança.
Fiquei feliz com essa conclusão e fui para a casa de minha amiga cachorreira com o Baltazar e me senti em casa. Lá eu tenho liberdade de abrir o armário e tomar um copo para beber água; mexer na geladeira em busca de petisco; corrigir as cachorras e limpar eventuais resquícios que elas tenham deixado no jornal... como se estivesse na minha casa.
Estive no escritório de um amigo e me espalhei pela mesa dele. Brinquei com a recepcionista, usei o telefone e recebi muitos carinhos de boas vindas e pedidos insistentes para retornar.
Saí com minhas amigas de infância e da mesa do restaurante fomos à casa de uma delas. Senti-me tão a vontade como se estivesse em casa.
No prédio da Justiça eu me sinto confortável e tranquila. Sei o que estou fazendo, por que estou fazendo, a quem solicitar o que preciso e como me comportar. Tudo é familiar e comum, mas não me sinto em casa.
Também não me sinto em casa em lojas e restaurantes por mais familiares e conhecidos que sejam.
Diante dessa vivência e análise superficial, concluí que sinto-me em casa em algumas situações especiais, mas é preciso que eu vença minhas amarras, minha timidez e sinta que há confiança e aconchego na recepção.
Sinto-me em casa num lugar onde eu tenha a possibilidade de eu ser eu mesma, com minhas graças e trejeitos.
Sinto-me em casa num lugar onde não exista competição, ciume, inveja e mentira.
Bjkª. Elza

29 comentários:

marie disse...

Elza
Mais do que revelar o lugar onde se sente em casa, revelou-nos um pouco de si mesma!
Parabéns
Beijo

Letícia Alves disse...

Elza,
É bom se sentir em casa nos lugares nos quais somos queridos.
Beijos Tempestuosos!

chica disse...

Q!ue lindo esse teu post! um beijo tudo de bom!beijos, chica

Anônimo disse...

Elza,
adorei esta sua ultima frase...ela diz tudo!
"Sinto-me em casa num lugar onde não exista competição, ciume, inveja e mentira"

Obrigada também pela sua visita no meu BLOG e respondi-lhe lá também no post da TV. Será sempre bem vinda.

Beijinho para si

nd disse...

Olá,

Prá começo de conversa, amei o beagle.

Tbm sou assim, alguns lugares públicos não me deixam á vontade, visto que sou tímida...
E gosto de lugares que não me sinta ameaçada nem que tenha competições, não suporto a ideia de estar competindo alguem ou alguma coisa.

Muito obrigada por me fazer uma visita e volte sempre.

Bjs

Susana Falhas disse...

Olá, Elza! Venho retribuir a sua visita ao meu blog.

De facto são os momentos, as ciscuntâncias que nos fazem de um lugar, como sendo nosso e de mais niguém.
Interessante essa abordagem do tema!

Um abraço, Susana

Eduardo Santos disse...

Querida amiga Elza. Sua interpretação está correcta, confiança e aconchego na recepção é mesmo o que nos poderá fazer sentir bem fora da nossa casa. Claro que há outras formas, mas eu quando vou a qualquer lado, visitar amigos ou locais, é isso mesmo que quero, de contrário não me sinto bem. Foi um prazer passar pelo seu espaço, tudo de bom para si.

Serena Flor disse...

Adoro o dia da Tertúlia, pois graças à ela visitamos outros blogs e lemos muitos textos bacanas assim como
o seu...adorei de verdade!
Beijos e parabéns pela bela participação!

Lizete Vicari disse...

Parabéns pela tua postagem!
Gostei de conhecer o teu
espaço!
Um beijo. lili

Luma Rosa disse...

Elza, se sentir em casa é um estado que sentimos quando a acolhida é espontânea, sem interesses. Nestes lugares públicos, as pessoas não são verdadeiramente espontâneas ou se são, não deixam de estar ali cumprindo um papel, assumindo um personagem, que o trabalho exige, mesmo que sejamos um cliente de longo prazo. Se sentir em casa não é apenas um estado de espírito, é preciso que haja sincronia das intenções. Beijus

esteblogminharua disse...

Vim agradecer a visita e parabenizar tb por sua postagem na Tertúlia. Concordo plenamente com tuas reflexões.
Ah! Bonito cachorro.
Franz

Nely disse...

Quando somos nós mesmos com tudo, qualidades e defeitos e os podemos mostrar sem receio, aí é a nossa casa.
O que importa estar num local badalado se não estivermos á vontade?
Uma mesa familiar com bagunça e muito ré de longe um lugar bem melhor.
Beijo.

Juliêta Barbosa disse...

Elza,

Sentir-se em casa, fora da nossa casa, é encontrar no outro um pouco de nós. E quando isso acontece a sensação é maravilhosa, pois temos a certeza de que não estamos sós: a nossa casa interior fez vizinhos... E isto reflete a beleza da nossa alma. Obrigada pela visita.

Teresa Diniz disse...

Olá Elza
Obrigada pela sua visita e, deixe-me dizer, concordo consigo. Acima de tudo, sentimo-nos em casa nos espaços de tranquilidade, paz, partilha, aceitação do que somos...
Uma palavra para o beagle: que cachorro fotogénico!
Bjs
Teresa

Blog do Beagle disse...

Daniel, permito-me discordar de vc. Elza

Marie, quem não gosta de carinho e aconchego??? Bjkª. Elza

Tempestade, adorei meus beijos tempestuosos. Volte sempre. Bjkª. Elza

Chica, percebi um sorriso de felicidade no seu comentário. Obrigada. Volte sempre. Bjkª. Elza

Ellen, obrigada por destacar essa frase. É um resumo dos meus desejos, de fato. Volte sempre. Bjkª. Elza

Bandeiras, o cachorro é o meu Baltazar. Tem 5 anos e é calmo e comportado. Gosto de conforto material e espiritual e acho que vc tb. Volte quando quiser. Bjkª. Elza

OLá, Susana, volte sempre. Abç. Elza

Eduardo Santos, obrigada por mais essa visita e pelo elogio. Vc é muito generoso. Volte sempre. Abç. Elza

Serena Flor, eu tb adoro o dia da Tertulia e pelos mesmos motivos. Obrigada pela visita. VOlte sempre. Bjkª. Elza

Lizete, seu espaço é uma delicia. Volte sempre. Bjkª. Elza

Luma, que coisa boa vc disse e me permito repetir o final e resumo de seu raciocínio: "é preciso que haja sincronia das intenções". Sem dúvida, só me sinto em casa quando noutro espaço que não o meu, quando há sincronia de intenções. Muitas bjkªs. Elza

Franz, apresento Baltazar, meu beagle de 5 anos. Ele é tranquilo e sossegado. Obrigda pela visita e pelos elogios. Volte sempre. Elza

Blog do Beagle disse...

Nely, estar no meio dos familiares de sangue é uma benção. Só o sabe quem não os tem, como eu. Bjkª. Elza

Juliêta Barbosa, que linda a imagem de nossa casa interior fazendo vizinhos. Adorei!!! Muitas bjkªs. Elza

Ítalo de Paula Pinto disse...

Nada melhor que nossa casa !

Blog do Beagle disse...

Teresa, além de fotogênico ele é o meu amorzinho querido. Bjkª. Elza

Italo, permito-me discordar de você. Elza

Ana Filipa Oliveira disse...

Oi, obrigada por passar pelo Coisas Banais e pelo comentário. Quanto à participação no concurso literário, pessoalmente penso que é sempre uma experiência. Se gosta mais de viver/coleccionar experiências do que tem medo de fazer má figura, vá em frente. Atenção, se não arriscarmos a fazer má figura, nunca saberemos se realmente faremos má ou boa figura. Continuação de uma boa blogagem.

Evandro Varella disse...

Elza,
Obrigado pela visitinha.
Acho que tens razão sobre o que disse lá no anexo: "dentro de vc mesmo, esteja onde estiver?"
É isso mesmo, acho que vc resumiu muito bem o que sinto. Já você abordou a questão das relações e o que elas nos provocam...acho que é a soma dessas coisas que nos faz sentir em casa não é?
Enfim essas tertulias sempre incendeiam nossa imaginação.
Abração

Dalva Nascimento disse...

Oi, Elza!

Adorei teu jeito de descrever os lugares onde se sente em casa... e é verdade: para se sentir em casa basta se sentir segura, acolhida e querida...

Beijos e boa semana!

Nanda Botelho disse...

Obrigada pela visita!

É bom a gente se sentir à vontade para ser, não é? Não usar máscaras, nem precisar se esconder. Então parabéns por vc conhecer tanta gente que cria esse clima para vc!

Acho minha casa confortável e aconchegante sim!

Abraços!

Blog do Beagle disse...

Ana Filipa, adorei suas palavras. Estou a rumina-las. Volte outras vezes. Bjkª. Elza

Evandro, penseio mesmo. Somemos o que vc disse com o que eu disse e chegaremos perto de um lugar acolhedor, como nossa casa. Volte sempre. Bj. Elza

Dalva, obrigada pelo elogio. Volte sempre. Bjkª. Elza

Nanda Botelho, minha casa também é aconchegante. Aconchego é bom demais, não é? Volte sempre. Bjkª. Elza

Ana disse...

São privilegiados os teus amigos que te fazem sentir em casa, estando na casa deles...

Bonito demais teu post, Elzinha!

Mírian Mondon disse...

Voce definiu tão bem o que nos faz sentir em casa. Sentir-se aceito é fundamental!
Obrigada por sua visita no Café!
Otimo final de semana!

Kaf disse...

Elza,

Obrigada pelas palavras. Fico feliz por sentir-se em casa.

A porta está aberta.


Passei por aqui..........

Abraços,

KAF

Blog do Beagle disse...

Ana, vc é sempre generosa comigo. Bjª. Elza

Mirian, falei o que passou pelo meu coração. Bjkª. Elza

Kaf, gostei muito do seu espaço. Volte quanto queira. Bjkª. Elza

Compondo o olhar ... disse...

desculpe a demora, estava impossibilitada por causa de uma cirurgia que tive que fazer. mas já estou bem e estarei retornando aos poucos...
adorei sua participação em mais esta intrigante tertulia.

bjocas

Blog do Beagle disse...

Compondo oolhar, seja bem vinda a esse cantinho despretencioso. O mais importante é que vc tenha se restabelecido dessa cirurgia. Venha quando quiser. Bjkª. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger