terça-feira, maio 29, 2007

PostHeaderIcon Doença na familia

Estou muito aflita por que meu irmão mais velho está na UTI do Hospital São Luiz, em São Paulo. Ele tem problemas no pulmão e não se trata de câncer. Ele está sedado e com febre no respirador, desde 6ª feira. Já teve duas crises anteriores e na primeira, alguns anos atras, ficou 13 dias na UTI e depois, uns 10 dias internado.

Parou de fumar? Parou de beber? Fez exercícios? Emagreceu?

Na segunda vez, um ano atras, não chegou à UTI. Foram alguns dias de internação.

Parou de fumar? Parou de beber? Fez exercícios? Emagreceu?

Agora, está lá, entubado e inerte, correndo risco de vida.

Estou sem ânimo para postar, de forma que, não reparem se eu sumir um pouco e não comentar nos blogs.

Bjkª. Elza
domingo, maio 27, 2007

PostHeaderIcon Estou pedindo demais?

De repende, não mais que de repente, um órgão público tem aparecido nas manchetes dos jornais por que ao que tudo indica, está desbaratando muitas e muitas quadrilhas de corruptos.

Que maravilha, devem estar comentando alguns.

Confesso que não acho maravilha alguma, a começar pelo órgão que virou caçador, que, sempre foi desaparelhado e esquecido pelo Governo Federal e que se tornou grande e forte da noite para o dia ...

Alguém leu qualquer nota a respeito do tráfico de drogas? Tráfico de armas? Algum lider de quadrilha foi preso? Alguma facção foi desmantelada? Algum carregamento foi apreendido e queimado?

A quem interessa a devassa que está sendo feita? Será que alguns homens ditos encarcerados estão mesmo encarcerados? E então como é que constroem impérios em postos de gasolina pelo Brasil inteiro, adulterando combustível nas barbas do governo? Quer me contar que o contrabando de drogas diminuiu? Que a presença de aviões sem bandeira desapareceu? Que não há desmatamento na Amazônia praticado por grupos estrangeiros?

Quem está lucrando com estes escândalos? Por que ele não sofre nenhum arranhão e ainda posa ao lado do Papa?

As noticias são terríveis: bala perdida daqui; bala perdida dali; invasão em favela; chacina e por aí afora. Tá bom, mas o usuário de droga continua com os pontos abastecidos e as armas e as balas usadas pelos bandidos não estão sendo apreendidas e, nem barrados os carregamentos que chegam por fronteiras que devem ser vigiadas por quem, mesmo???

Fala-se em criar imposto para os sacoleiros kakakakakakakak

Estou brava, muito brava!

Bjkª. Elza
quinta-feira, maio 24, 2007

PostHeaderIcon Frio

Tá friiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooooooooooooo demais. A sensação térmica deve ser de menos 5 graus, nossa! Usei uma jaqueta do maridão para passear o Baltazar e senti o frio atravessar o tecido. Usei essa jaqueta por que é muuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito quente. Fiquei com os cabelos gelados e o pequeno deu uma voltinha no quarteirão e me puxou para casa. As patinhas devem ter doído.

Apesar de ser aniversário do Baltazar, que completa 3 anos, fui ao posto do INSS de Santo Amaro e ... surpresa ... esperei uns 15 ou 20 minutos para ser bem atendida. Nem eu acreditei.

Caso: por qualquer razão que não me ocorre o primeiro carnê de recolhimentos previdenciários da Maria, que foi minha empregada até 1999, desapareceu. Para continuar a fazer os recolhimentos telefonei para ela e pedi que me ditasse o número, e ela, brilhantemente, inverteu os dois últimos algarismos. O correto era a .......0-7 e ela me disse ......7-0 Eu recolhi o INSS para o número errado por mais de 4 anos, sem saber. Maria engravidou e a mandei ao INSS para receber o salário maternidade e então nós soubemos do erro.

Fui lá e montei um processo para mostrar o erro e solicitei a transferência dos valores para o nº certo, em 1999 ou 2.000, já não me lembro.

Por mais incrível que possa parecer, a Maria descobriu que o nº errado era de uma empregada doméstica. Descobriu-lhe o nome e endereço. Telefonou para a milher e lá fui eu até a zona oeste pegar a mulher para leva-la na zona sul, para dizer ao INSS que nunca me vira e que os recolhimentos não lhe pertenciam. Isso deve ter ocorrido em 2001 ou 2002.

Apesar disso, somenbte agora, em março de 2007 é que o INSS informou a Maria que os recolhimentos estão transferidos para a conta dela e essa foi a razão da minha visita ao Posto. Falei com a funcionária que a situação estava resolvida, mas e o salário maternidade?

- Ah..... está prescrito e ela perdeu o direito de receber .... Faz mais de 5 anos que a criança nasceu.

Para encurtar: amanhã vou com a Maria e todos os documentos possíveis de que se tenha notícia para entrar com um pedido de revisão de salário maternidade negado em 1999 ... Acho que a Maria usará esse dinheiro para comprar um vestido para o casamento do filho dela.

Bjkª. Elza
quarta-feira, maio 23, 2007

PostHeaderIcon Adoro o frio


Gosto das temperaturas amenas.

Aprecio a textura dos tecidos para aquecer e me manter aquecida.

Sopa no jantar, bem quentinha e cremosa me alegra e alimenta.

Chuva durante dois dias seguidos me irrita por que não posso sair com o Baltazar e haja arremesso ao brinquedo para ele gastar energia.
Na foto ele com seu urso voador.

Bjkª. Elza
terça-feira, maio 22, 2007

PostHeaderIcon Selinho

A Tetê, muito gentil, indicou este blog lá no dela, cujo link está aqui do lado esquerdo. Pois então ... eu deveria ter o selinho aqui. Acontece que a incompetente, aqui, não sabe pegar o bonitinho e não sabe colocá-lo aqui,

Independentemente disso, quero indicar 5 bogs que visito com frequência e não foram citados:

Mariela
Walter Carriho
Milton Toshiba
Barbara ESSE BLOG TEM CADEADO E NÃO PODE SER ACESSADO.
Magui

Visito estes blogs diariamente. Cada um tem seu estilo e um recado especial para cada leitor. Gosto de todos pelo humor, inteligêncoia, bom senso e por aí afora. Ah ... os links: estão aqui do lado esquerdo. Clique, por favor.

O blog da Bárbara é muito bom mas não pode ser acessado sem a senha. Eu adoro o que ela escreve e não é a primeira vez que cometo a gafe de citá-lo de tanto que aprecio. Vou mante-lo na lista por que ele é muito importante para mim. Peço desculpas, para a Bárbara e para todos vocês.

Bjkª. Elza
sexta-feira, maio 18, 2007

PostHeaderIcon Covardia

gera reações inusitadas, violentas e muito perigosas. O covarde não mede o que diz, não atina a quem atinge. Esconde-se atras de seu medo e de sua incompetência e atira, para todos os lados, seu veneno.

Eu tenho medo dos covardes.

Estou na iminência de perder a paciência com um. Eu o peguei num erro e ele está reataliando. A comunidade sabe quem ele é. Ele se revelou para todos e ainda não percebeu que sua fragilidade e insegurança estão completamente expostas. Ele continua errando e trocando os pés pelas mãos, deixando rastros por onde passa. Esconde-se na sombra de outros, que erram por omissão.

Entocada, eu, simplesmente, aguardo a hora certa de agir.

Quero uma única ação, certeira, para lavar minha alma que está maculada.


Bjkª. Elza
quarta-feira, maio 16, 2007

PostHeaderIcon Greve

é coisa do passado. Era instrumento de pressão por sobre os empresários utilizado pelos empregados para obtenção de melhorias nas condições de trabalho ou de remuneração.

Deixou de ser instrumento do trabalhador depois que os empresários descobriram que poderiam usar os empregados a seu favor, como fez a Ford inúmeras vezes, no passado e como faz, até hoje, o empresariado de transporte coletivo, por exemplo.

Outra coisa, greve de funcionário público é um absurdo rematado por que, após 30 dias de faltas consecutivas caberia ao governo exonerar o funcionário a bem do serviço público. Por acaso este instrumento de pressão do governo é utilizado? O empresariado se estivesse sendo prejudicado por uma greve não dispensaria por justa causa e contrataria novos empregados? Agem assim??? Por que???

Assim, do meu modesto ponto de vista, essa greve dos funcionários do IBAMA além de tudo, está a atender aos interesses internacionais e a criar dificuldades para o desenvolvimento do Brasil. Esta greve não serve aos interesses preservacionistas, coisa alguma.

Greve, hoje em dia, perdeu o sentido e tornou-se queda de braço entre governo e quem esteja na outra ponta, ou seja empresáros nacionais ou não. São os empregados meros instrumentos que ficam na frente do campo de batalha.

Noço prisidenti sabe disso por que ele foi um dos fomentadores dessa situação e, ele dizer que os funcionários estão tirando férias as custas do governo não é motivo de preocupação para eles, que estão se mirando em exemplos do passado. É motivo de preocupação para nós, simples mortais que pagamos as contas e servimos ao escárnio internacional.

Bjkª. Elza
segunda-feira, maio 14, 2007

PostHeaderIcon Segundona brava

Estou com enxaqueca. Fazia tempo que não me atacava, mas desde 6ª feira venho sentindo um peso na cabeça e agora, ela está bem instalada. Parece que tem um pino enfiado na minha têmpora. Pior do que isso é que preciso ir à Justiça. Marido embarcou para BH no meio da madrugada. Levou na bagagem 4 potes com sopas variadas e um pão caseiro. Thelma descobriu onde guardei as bolinhas de uma coleira desfeita. Sobe na mesa, pega bolinha por bolinha e sai pela casa, empurrando e correndo. Coitada da Nailda!!!!!!!!!!
Bjkª. Elza
domingo, maio 13, 2007

PostHeaderIcon Os anjos estão tramando


Eles estão em festa e tramando qualquer coisa que ainda não está bem definida. Posso dizer que depois que fui benzida por uma senhorinha que mora aqui do lado as coisas estão mudando.

Por partes: no prédio aqui do lado residia uma casal muito idoso. Ele, cujo nome não sei, era malcriado e fumava demais. Vivia andando com uma cadela srd e não cumprimentava ninguém.
Ela, chama-se Adma e pouco andava com a cadelinha srd, mas passou a faze-lo depois que o marido de 57 anos de vida comum, faleceu.
Acabei conversando com ela e então soube que são duas cadelinhas srd, muito parecidas.
Conversa vai e conversa vem, ela me disse que era benzedeira.
Mais do que depressa eu me candidatei a ela acedeu e me benzeu.
Disse-me que me benzeria à distância, pelo nome.
Depois desse benzimento as coisas estão clareando na minha frente.

Pode rir, mas eu consegui organizar o armário de tapeçarias e tricôs. Coloquei ordem em coisas que estavam largadas; consegui fazer funcionar e andar alguns projetos sem maior importância.

Tomei decisão séria sobre minha vida e, dei um passo para começar a concretizar o plano, mas ... os anjos começaram a tramar.

Os anjos interferiram na minha decisão e abriram um caminho na minha frente ...

Foi assombroso! Eu estava aguardando uma ligação para ir ao encontro dessa decisão que eu tomara e o telefone tocou com outra pessoa da ponta da linha me acenando com algo ... A ligação que eu esperei todo o dia aconteceu, via celular, enquanto eu conversava na linha fixa ...

Veremos o que acontece. Fiz mistério? Tá bom, fiz sim! Não quero adiantar nada por que nada aconteceu ainda.

Bjkª. Elza
quarta-feira, maio 09, 2007

PostHeaderIcon Falando sério

Imagine uma pessoa que faz diversas escolhas na vida que comprometem sua atividade principal. Escolhas "erradas" por assim dizer...
Na verdade, nenhuma escolha é errada por que sempre há crescimento numa opção, mesmo que acabe em desastre. O ato de optar é um exercício de vontade baseado em premissas, mas não há garantia de resultado.
Pois é, por conta dessas escolhas, nossa pessoa em foco perdeu-se no tempo e no espaço. Acabou desestimulada e vazia.
O tempo passou e a figura, colocada à margem, acordou e percebeu que estava atolada no nada.
Chorar resolve?
Pois então, o que resolve e arregaçar as mangas e sair à luta e recuperar a dignidade, não é?

Bjkª. Elza
terça-feira, maio 08, 2007

PostHeaderIcon Vida

Ocorreu um acidente horrível aqui do lado.

Um veículo conduzido de forma irresponsável e em velocidade incompatível com o local chocou-se com outro, também em velocidade elevada, mas protegido pelo sinal verde do semáforo.

No choque, o que vinha pelo farol verde foi atingido, jogado para fora do carro. A cabeça voou para um lado e o corpo para o outro.

O outro carro sofreu leves avarias e o motorista, um homem estrangeiro que reside aqui no bairro com visto de turista, ou seja, em situação irregular, e sem autorização para trabalhar no País, sem carteira de habilitação saiu ileso. Foi até sua casa, trocou de roupa e voltou acompanhado de um advogado.

Quem morreu? Um Pai de familia, médico e brasileiro nato, cumpridor de seus deveres e útil para a sociedade.

Ou a familia do falecido se cuida e contrata advogado para acompanhar o inquerito ou ainda vai receber ação de indenização ...

Noutro dia li, em algum lugar, que Deus não faz o que a pessoa entende que é o melhor para si e fica pedindo sem parar pelo milagre. Deus faz o que é melhor para a pessoa!

Bjkª. Elza
sábado, maio 05, 2007

PostHeaderIcon Perdi outro amigo

Estou triste.

O câncer levou um amigo de muitos anos. Um homem especial que deu atenção para uma recem formada que se esforçava para entender os meandros das leis e da justiça. Um advogado de nomeada que poderia passar sem olhar para os lados que todos respeitariam e não criticariam, me achou pelos corredores da justiça e ficamos amigos. Apesar de toda a experiência e poder, ele enfrentva os balcões, como eu e, muitas vezes me explicou situações processuais ali, no meio do povo, com a maior paciência e sem pedir nada em troca. Muitas vezes conversamos coisas pessoais e ele me contou algumas passagens de sua familia, sem maiores detalhes, mas, em visível demonstração de confiança e respeito. Fui ao casamento de seu filho, à festa no escritório quando da nomeação dele para o TRT; na posse solene no TRT. Visitei meu amigo algumas vezes no gabinete e porque acabei me afastando da advocacia, só o encontrei depois de aposentado. Ele me distinguia da multidão. Sempre que encontrava meu irmão perguntava por mim. Conversamos o quanto foi possível e hoje, eu soube de sua grande viagem. Tudo o que sei deste homem é que foi um lutador. Teve grandes clientes, era respeitado nas rodas que frequentava. Seu nome era limpo e nunca se ouviu qualquer insinuação que podesse desonra-lo. Era do interior de São Paulo e foi transportado até sua cidade natal para o descanso eterno. Presto minha homenagem ao ilustre advogado e juiz, homem de grande saber que me honrou com sua amizade. Deixo de dizer-lhe o nome por que não tenho autorização da familia para citá-lo.

Bjkª. Elza
quarta-feira, maio 02, 2007

PostHeaderIcon Depois do feriado

4h45min da manhã de quarta-feira:

- Bemmmmmmmmmmmm, a água não quer esquentar ... o que será que aconteceu?
- Deve ter acabado a pilha do aquecedor. É preciso trocá-la, disse eu, já me levantando.

Trocada a pilha e banho tomado, despachei meu marido para o aeroporto. Estou voltando para a cama quando vejo a agenda dele sobre a mesa. Ligo para avisar. Celular desligado. Espero um pouco para saber se ele recebeu o recado, mas o sono me vence.


Nem imagino o horário, mas eu estava começando a dormir:

- Bemmmmmmmmmmmm, já estou dentro do avião. Deixei minha agenda aí, né ... ouvi seu recado. Agora fica assim mesmo.

Voltei para a cama e consegui pegar no sono.


8h45min a campainha toca incessantemente.

- Nailda? Esqueceu a chave?
- Não tia, sou eu, disse o filho de 11 anos da minha amiga cachorreira, já entrando. Estou apertado. Preciso ir ao banheiro. Você tava dormindo? Me desculpe . . .
- Deixe para lá. Vá ao banheiro.
Detalhe: ele estava de saída para a aula de Inglês quando se viu apertado e parou aqui. Ele mora 10 andares acima de mim.... até o elevador chegar ao térreo e voltar ao 12º ...
Não voltei para a cama, é claro.


Minutos depois:

- O porteiro mandou o livro para a senhora ler, disse-me a Nailda.
Abro e vejo um recado do vizinho me comunicando que tem vazamento no banheiro. Fiquei passada por que, o livro de ocorrências não é para esse tipo de assunto e depois, ele já sabe que está programada a reforma do meu banheiro para o final de maio; que vou mandar pintar o teto do dele; e mais do que isso, o meu banheiro não está sendo usado por causa do vazamento. Logo, o recado não passou de picuínha. A dignissima esposa desse mensageiro é a loira de rosa que manda no Síndico e faz parte do Conselho Fiscal, que errou ....


Em outras palavras, eu não me levantei. Fui arrancada da cama, na marra. Dá para entender porque passei o dia aborrecida ou é pedir muito?

Sabe por que não postei ontem? Porque a AJato desconectou meu moden do sistema e fiquei sem internet após às 22h.


Antes que alguém me pergunte: EU NÃO SOLICITEI O DESLIGAMENTO.

Volto para o Speedy no final de maio.

Estou muito cansada. Bjkª. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti