terça-feira, novembro 18, 2008

PostHeaderIcon Direitos e deveres

Todos nós temos direitos e devemos fazer que sejam respeitados. Devemos lutar por eles e eles precisam prevalecer, desde que não sejam contrários ao bem comum, ou que firam a ética, os costumes.

Isso significa que nem sempre o que desejamos é o que podemos ter. Muitas vezes desejamos algo que se choca com o bem comum, ou seja, com o direito de todos.

Além disso, para cada direito que temos, existe um dever correspondente.

Todos nós temos deveres que são muito mais importantes que nossos direitos, pois, se cumpridos, trarão paz social.

Estou apenas divagando sobre o tema. Não tenho nada de especial para dizer a não ser que, sem respeito ao próximo, sem respeito às leis, sem observância do que foi estatuido não tem sociedade de aguente.

Sociedade desde aquela no sentido mais amplo que se possa imaginar, até a simples, composta de duas pessoas sob o mesmo teto. Um respeita o outro e ambos vivem felizes? Não é bem assim, pois, felicidade não existe e respeito não é garantia de harmonia, mas ajuda.

Respeito é fundamental em todas as relações humanas, pois, demonstra não somente o grau de compreensão entre os viventes, mas a educação, a sofisticação de sentimentos, a humildade e o carinho pelo outro. Só quem tem carinho sabe respeitar e esse é o inicio do tão falado "amor". Para respeitar o outro não e preciso sofisticação intelectual ou formação acadêmica, não. Para respeitar o outro basta se respeitar e aceitar que o outro tem falhas, acertos, sentimentos, virtudes e defeitos, medos e por ai afora.

Para respeitar o outro basta não exigir dele aquilo que não se é.

Bjkª. Elza

5 comentários:

Anônimo disse...

Elza,
Em primeiro lugar quero agradecer os seus comentários em meu blog. Muito pertinentes. Estudei em escola pública mas naquela época ela abrigava, vamos dizer, a "elite intelectual". Eu não tive uma colega que não fosse fazer Faculdade e todas aspiravam só a melhor. Houve até um silêncio embaraçoso quando uma colega citou outra universidade, por nós não considerada "la crème de la crème". A degringolada da escola pública teve um grande salto por ocasião da ditadura militar, quando, mais que nunca , não interessava que o povo pensasse.
Gostaria, e muito,de me engajar num programa social que contribuísse para formar indivíduos que passasse longe das prisões. Infelizmente não tenho os dons daquela professora Dagmar e nem posso ensinar música ou esporte. Trabalhar com crianças, só por trabalhar não é meu forte, me falta um pouco de paciência, assim não contribuiria em nada. Gostaria de poder trabalhar com as plavras porque acho que Deus me deu esse dom, mas por anos a fio, rezei pedindo que isso acontecesse, mas, nenhuma luz se acendeu. Agora vamos ao seu post. Concordo em gênero, numero e grau, com o que você disse, mas já errei, ao não respeitar o outro, como ele é, creio que sobretudo pela minha juventude, que nada tinha de sábia.
Abraços, bons feriados,
Odette.

Blog do Beagle disse...

Odete, quer trabalhar com presidiários? Tem um Juiz que mantém alguns volutários para lidar com eles. Não sei bem do que se trata, mas poderemos conversar sobre isso e lhe apresento uma advogada angajada nesse serviço. Eu não quero, pois, já me dediquei e muito às crianças carentes e se iver que trabalhar gratuitamente, de novo, só o farei com e para deficientes visuais. Bjkª. Elza

Att: deixei essa resposta nos comentários, lá no seu blog, tá?

Sonia H. disse...

Querida Elza,
Oi!!! Saudades!
Excelente divagação, amiga. O Respeito a si mesmo e ao outro estão entrelaçados. São primordiais. Pena que ele ande tão em falta em nossa sociedade.
Um beijo,

P.S. Obrigada pela visitinha dupla num mesmo post! Adorei!

Blog do Beagle disse...

Sonia, respeito precisa ser exercitado, né? Bjkª. Elza

Anunciação disse...

Filosofando,querida Elza?Faz bem.É dessas "divagações" que evolue,nascem e crescem as coisas boas que temos interiormente.Beijos.

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger