segunda-feira, fevereiro 22, 2010

PostHeaderIcon Museu Lasar Segall

No link a seguir tem a biografia de Lasar Segall e, se dei sorte, trouxe uma porção de links para tudo o que é interessante a respeito desse artista e os que o cercaram.

Visitei o museu no domingo e me encantei.

Considerando-se que não sou nenhuma expert em arte, e que o nome Lasar Segall me era familiar mas não lhe conhecia a obra, o passeio me engrandeceu.

Artista completo, pois, desenhou, pintou, esculpiu, gravou e seus pincéis e tintas continuam lá, para serem admirados e invejados por nós, simples mortais.

O museu fica num lugar muito interessante, pertinho de uma enorme e movimentada avenida, mas é silencioso, dispõe de um belíssimo aparelho de ar condicionado, um café simpático num jardim agradável. Tem sala de projeção que não pude visitar, pois, ocupada com filme de guerra com Brad Pitt.

É possível ver o estúdio em que ele trabalhou. Tem biblioteca e área da residência dele preservada.

A retrospectiva da obra desse artista é espantosa. No incio os traços pesados e duros do jovem que vê o mundo com grandes olhos desfocados e narizes que dividem as faces ovais. Aos poucos esses traços se tornam suaves e fluidos, macios e ondulados e assim ele desenhou Mario de Andrade e Manuel Bandeira.

A obra é rica, cheia de variações e de temas que cresce e se suaviza conforme o tempo passou. Quando descobriu o homem negro e a mulata os pintou em marrom, com bocas beiçudas lindas e carapinha desajeitada de quem não conhece a textura daquele cabelo enroladinho.

Residiu na Europa e de lá trouxe esculturas suaves e expressivas.

Esse link é para a biografia dele:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2419

Esse link reporta o período dele em Campos do Jordão:

http://www.camposonline.com.br/cultura/historia/default.asp

O museu também tem outra exposição numa sala do térreo. Fotos de São Paulo e Buenos Aires batidas por dois artistas diferentes entre 1.930 e 1.950. Lindas e curiosas. Mostram as semelhanças entre as duas grandes cidades.

Para quem é daqui, fica a sugestão. Para quem não é, a busca na net está iniciada.

Bjkª. Elza

2 comentários:

J.F. disse...

Oi, Elza.
Muito legal essa indicação. É algo a ser visto, realmente.
Sabe, estive acompanhando suas postagens sobre TIM e Claro. Andei ficando quieto, pois se me manifestasse você era capaz de ficar brava. Agora que já está resolvido e você está calminha, já posso me manifestar com todas as letras: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu imagino a cena de você explicando para a menina da TIM sobre o porque de querer a portabilidade. Mais uma vez: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abração.

Blog do Beagle disse...

JF, eu só queria um aparelho falando ... kakakakak valeu!!! Estou com um aparelho novinho em folha, falando e recebo mensagens da TIM e da Claro! kakakakakakakak Bjkªsssssssssss Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger