sábado, janeiro 26, 2008

PostHeaderIcon Desmatamento da Amazonia




Cursei Geografia na Universidade de São Paulo e me formei em 1.975.
Um tempão ...
Naquela época falava-se na construção da Rodovia Transamazônica e no impacto que seria para o meio ambiente a retirada de vegetação, ao longo do rio, para a estrada. O desmatamento era profundamente combatido e a oposição dizia que era imperiosa a construção da estrada para levar o progresso para aquela região. Todos nós sabemos em que estado se encontra o pouco que restou da rodovia.
Falava-se em criar malha viária na Amazonia para integrá-la ao País.
Houve a desmistificação da floresta como o grande pulmão do mundo, pois, por tratar-se de vegetação muito velha ela produz muito oxigênio e utiliza todo ele. Nos meus tempos de estudante dizia-se que o grande pulmão do mundo era formado pelas algas que produziam oxigiênio e o deixava no ar, para nosso uso e gozo.
Apesar de tão combatida a tal da Rodovia Transamazônica foi construida e o desmatamento não parou unca mais. Desde aquela época a floresta vem sendo explorada. Inicialmente aos poucos, timidamente, com a conivência dos índios e a complacência dos governos, até o início do monitoramento por satélites, quando explodiu o pouco caso para com a natureza, com o meio ambiente, com a ecosistema.
Chegamos a situação alarmante, pois, depois de destruida a mata não volta ao que era. Nunca mais se reconstitui. Como proceder diante da fauna desaparecida?
De vez em quando eu recebo e.mails alarmantes que trazem denuncias de verdadeiros estados de fato instalados no interior da Amazônia, com idioma e moeda diferentes dos nossos. Estados que exploram nossas reservas minerais, vegetais e sei lá o quê. Até que ponto são verdadeiras essas noticias eu não sei, mas, considerando-se o descaso do governo, ponho-me a pensar...
O desmatamento já é crítico. O prejuízo ao ecosistema já está instalado e a ganância já demonstrou seu poder.
Meus pêsames, Floresta Amazônica.
Meus pêsames, povo ribeirinho.
Meus pêsames, nossos governantes.
Quer conhecer um blog muito interessante e inteligente?

Bjkª. Elza

3 comentários:

anderson.head disse...

Elza, esse negócio aí da Amazônia, penso da seguinte forma... falta pouco pra ela ser vendia oficialmente...

e sobre minha dúvida (no meu post), trilogia se diz, mesmo quando são mais de três filmes?? como o caso de Harry Potter...

até.

Bia disse...

Elza e Nóis,

a Amazônia sempre foi muito cobiçada e disputada. Tive a oportunidade de ler um thriller muito interessante, e que aborda o assunto, chamado Conceito Zero. Recomendo a vocês dois!

Nóis,

procurei no Houaiss e só achei até "tetralogia". Ou seja, para o Harry Potter acho que podemos falar "série", não acha?

Beijos,

Sonia H. disse...

Oi, Elza,

É alarmante. É triste ver a Amazônia minguando a cada dia.
E o governo? Agora um ministério culpa o outro - é culpa da agricultura, é culpa da pecuária.... e assim, a cada dia, a situação vai piorando...
Beijos,
Sonia

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger