terça-feira, abril 01, 2008

PostHeaderIcon Cheiros


CHEIRO : Datação sXIII cf. IVPMAcepções■ substantivo masculino

1 propriedade que têm certos corpos de emanar partículas voláteis capazes de afetar os órgãos olfativos do homem e de certos animais, e cuja percepção manifesta-se em sensações diversas; odor Ex.:

2 Derivação: por metonímia. Uso: informal. distinção feita entre essas emanações; olfato, faro Ex.: identificar pelo c.

3 Derivação: por metonímia. Uso: informal. cheiro (acp. 1) bom, agradável; perfume, aroma, fragrância, olor

4 Derivação: por metonímia. composição feita de essências perfumadas; perfume Ex.:

5 Derivação: por metonímia. cheiro (acp. 1) ruim; mau cheiro (acp. 1); fedor, fedentina Ex.: que c., parece peixe podre

6 Derivação: por metáfora. qualidade que suscita certas sensações Ex.:

7 Derivação: por metáfora. vestígio que indica com probabilidade a existência de alguma coisa; indício, rastro Ex.: não deixar c.

8 Regionalismo: Nordeste do Brasil. ato de cheirar carinhosa ou sensualmente alguém Ex.: dar um c. no bebê

9 Regionalismo: Brasil. m.q. sachê

10 Rubrica: angiospermas. Regionalismo: Maranhão. m.q. coentro (Coriandrum sativum)



Certa feita conheci mulher que tinha cheiro pessoal e inesquecível. Usava perfume que parecia produção pessoal para ela, embora pudesse ser adquirido em qualquer loja do ramo. Cheiro inconfundível.

Aquele louro de olhos azuis também detinha cheiro inconfundível, pessoal e arrepiante. Mistura de perfume com alfazema colocada entre suas camisas. Cheiro insquecível.

Cheiro de lixo ninguém confunde.

A vida é repleta de cheiros, aromas, olores, odores, fragrâncias e perfumes e, fique claro que só quero me referir ao que agrada ao olfato. Quem não se lembra do cheiro de bolo sendo assado no forno da avó? Quem se esquece do cheiro do café passado na hora? Lembra-se como ficou perfumado o banheiro depois daquele longo banho? ... bebê de banho tomado e fraldas trocadas?

Particularmente, eu adoro cheiro de terra molhada, de grama recém aparada, de dama da noite, cachorro limpo e de feijão na panela.

Da mesma forma como vozes me marcam, cheiros também me falam à alma e desde que conheci aquela mulher cheirosa a quem me referi lá no começo do post eu venho em busca do meu cheiro pessoal, comprado em frasquinhos nas perfumarias da vida. Já estive em várias e nunca me encantei com algum em especial. Já senti prazer em usar esse ou aquele, mas nada efetivamente especial, até hoje.

Em busca do meu cheiro entrei numa perfumaria e tive a felicidade de ser atendida por alguém que entende da arte e gosta do que faz. Ela começou a me mostrar as opções dentro do que eu lhe dissera e, de repente, ela mudou de rumo e me apresentou Wave Cool Water de Davidoff.

Senti o perfume penetrando nas minhas narinas e ao mesmo tempo, num piscar de olhos, sem minha autorização e sem meu conhecimento, aquela fragrância estava remexendo no meu cérebro, nas minhas memórias, nos meus guardados mais caros e recônditos. As lágrimas começaram a brotar dos meus olhos e desceram pela face sem controle.

A emoção me tomou. Fiquei envergonhada pelo vexame e ao mesmo tempo feliz porque, finalmente, encontrei algum odor que me sensibilizou e que pode ser o meu cheiro.

A vendedora me perfumou e me disse para sentir esse aroma e vivenciar e a intensidade do sentimento que ele desperta até me sentir satisfeita com as respostas que virão e as memórias que voltarão.

Aconselhou-me a não comprar a fragrância até ter certeza que é o que eu busco como marca registrada.

Nunca imaginei que perfume pudesse despertar tamanha emoção.

Bjkª. Elza



1 comentários:

Anônimo disse...

sabe que todo perfume que minha passava ficava bom. Brincávamos que nela, até Tabu virava perfume francês.

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger