segunda-feira, março 31, 2008

PostHeaderIcon Saudade

Palavra estranha e cheia de mistérios.

Noutro dia ouvi alguém dizer que essa palavra só existe em Português e em outro idioma e acho que é árabe ou talvez num daqueles falados no leste europeu... de fato, não me lembro!

Ela sintetiza a ausência, o vazio e o amor por algo ou alguém distante, seja por morte ou por qualquer outro motivo.

Ela vai se instalando e, de repente, deparo-me com a saudade sentada no meu colo pedindo providências.

Trato dela e a acomodo para dormir por mais um tempo.

Preciso viver.

A danada volta, às vezes, com intensidade redobrada e aí a coisa se complica.

Ela começa a dar sinais se sua existência ao penetrar nos meus pensamentos sem autorização. Traz imagens de dias vividos e pessoas idas; sons que um dia tiveram significado especial; paladares e odores que renascem outras lembranças.

Ela não chega a incomodar e não machuca, mas é quase palpável de tão forte.

Esmaece e se acalma conforme é tratada. Nada de muito dengo ou atenções, senão gruda e consegue fazer estragos. Precisa ser tratada com respeito, carinho e atenção, mas com distância.

Ela tem que aprender seu lugar! Tem que se acostumar com as mudanças que o tempo exerce em nós que ficamos aqui.

A saudade não pode e não deve ser a mesma o tempo todo para preservação da sanidade física e psíquica das pessoas. Ela vai diminuindo e se tornando numa simples nostalgia, sob controle, transmudada, com o transcorrer dos tempos, caso contrário, ninguém seria feliz.

Posso ficar aqui o dia inteiro dando tratos à bola e escrevendo um monte de besteiras, mas, confesso, hoje, a saudade está bem pertinho de mim.

Sinto que me aperta o coração.

Abriu a torneira que tenho nos olhos.



Bjkª. Elza

0 comentários:

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger