sexta-feira, novembro 07, 2008

PostHeaderIcon Preconceito

Fui contratada para defender os interesses de uma pequena metalurgica.
Elaborei defesa e juntei os documentos necessários.
Fui para a audiência, ontem às 13h40min no Forum Rui Barbosa, lá na Barra Funda.

As partes foram apregoadas com alguns minutos de antecedência.
Minha cliente e eu nos aproximamos da mesa. Sou muito polida e sempre peço licençapara me aproximar e me sentar.
Mais do que depressa e com muita gentileza o Juiz nos convidou a tomar nossos postos.
Conversei bastante com ele e com o digitador sobre carteira da OAB e comprovação do exercicio profissional. Conversa amena para preencher o tempo.

- Excelência, estou vendendo pelo peso e pelo preço que comprei a história que vou contar, disse eu.

Contei de uma advogada que destratou uma Juíza e lhe exigiu a apresentação da carteira de magistrado e acabou saindo da sala acompanhada de dois seguranças e com oficio à OAB para ser apurado o comportamento inconveniente.

O advogado do Autor chegou enquanto eu falava. Mal ajambrado, cabelos revoltos, foi sentando sem cumprimentar o Magistrado e disse:

- Pois eu presenciei um colega exigir a apresentação da carteira do juiz e o tal não era juiz coisa alguma. Saiu fugido!

O cliente dele não compareceu. Ausente o autor o processo vai para o arquivo, mas ele pode renovar a ação. É a lei! O Juiz, muito ponderado me perguntou se eu faria alguma proposta de acordo para evitar a renovação do processo. Fiz proposta apenas para agradar ao Juiz. O advogado nem respondeu. Era irrisória, de fato. Expliquei ao advogado porque fizera aquela proposta tão ínfima e minha cliente só faltou pular no meu pescoço e me dar um beijo estalado nas bochechas porque percebeu que o outro ficara acuado.

Por tratar-se de questão técnica, não deixarei qualquer esclarecimento, tá?

Como não houve acordo o Juiz ofereceu os documentos que estavam no processo para o advogado que não os queria. Disse que compareceria noutra data para buscá-los. O Juiz insistiu para o advogado levar os papéis já que possivelmente precisaria deles para mover outra ação e, finalmente conseguiu seu intento.

Pensei que a audência fosse ser encerrada ali, quando aconteceu o seguinte:

- Nordestino é assim mesmo! Comparece no escritório e pede para movermos ação. Vão para a terrinha e se esquecem de voltar. Disse o advogado do Autor.

- Doutor, isso é preconceito. Não é por ser nordestino ... tentou dizer o Juiz

- Advogo há 30 anos e estou acostumado a lidar com essa laia. Nordestino é assim mesmo, irresponsável e folgado. Depois que o processo vai apra o arquivo voltam chorando no escritório ...

- Doutor, o senhor está sendo preconceituoso e está me ofendendo. Eu sou nordestino e não sou irresponsável e nem folgado, retrucou o Juiz com sotaque que até então eu não notara.

A ata da audiência foi entregue e assinamos antes do tal advogado que, para finalizar a gafe diz:

- Doutor, o senhor é cearense?

Sai mais do que depressa da sala e não ouvi a resposta.

Nortista, nordestino, sulista, palmeirense, branco, negro ou oriental, gay, alto ou baixo não define o carater de ninguém; não indica a responsabilidade, a inteligência ou a dedicação da pessoa à vida. As palavras desse incauto advogado foram um choque para todos os que estavam na sala e tenho certeza que o juiz não era nordestino coisa alguma, mas aproveitou a situação e deixou o outro constrangido.

Todos temos que medir e repensar nossos preconceitos, pois, todos nós temos algum, de alguma forma.

Bjkª. Elza

5 comentários:

Anunciação disse...

Tem toda razão,Elzinha.E bem ponderado esse juiz,mesmo.Fosse um do tipo que eu conheço ele não sairia impune da saliência.Mudando de assunto,gostou de seu ou sua amiga secreto?

Anônimo disse...

Elza,
Advoguei num tempo em que advogados e juízes tratavam-se com urbanidade e não havia essas conversas paralelas. O advogado, realmente, foi de uma grosseria sem par, mas já briguei com cliente quando fazia acidente do trabalho. Não sei se você sabe que tudo sai do bolso do advogado,inclusive o pagamento da perícia médica. O profissional só recebe os honorários e despesas quando o cliente vai levantar o depósito. Por mais de uma vez tive que brigar com cliente que aparecia no escritório para saber o andamento da causa e nada havia saído do lugar. Eles então me ameaçavam: vou voltar para a minha terra e nem quero mais saber de processo. Ocorre que as custas e a perícia médica já tinham sido pagas pelo escritório e ele só tinha que entrar com o corpinho. Dizia então que ele não podia simplesmente deixar o escritório com as despesas e saltar fora. Tinha que recorrer a ameaça dizendo que ele tinha que indenizar o escritório e por aí vai. Você bem sabe como os processos são morosos e até defendendo nossos interesses seria ótimo se ele corresse rápido.
O advogado, no seu caso, foi de uma grosseria sem par, mas, às vezes o cliente tira a gente do sério. Parei de trabalhar com processos trablhistas e fui fazer crime. Aí a situação era completamente diferent. Fazia muita advocacia dativa e ficava agradavelmente surpresa com os : muito obrigada doutora.
Abraços,
Odette.

Blog do Beagle disse...

Nunci, fosse eu o magistrado esse advogado seria processado! Adorei meu amigo secreto e 3 pessoas já me anunciaram que me sortearam kakakaka estou amando!!! Bjkª. Elza

Odette, o pior inimigo do advogado é seu cliente. Tem coisas que pensamos e dizemos em ambientes conhecidos. Tem coisas que pensamos e nao dizemos. Tem coisas que nem deveríamos pensar... Obrigada pela visita. Volte, por favor. Bjkª. Elza

Anny disse...

Elza:
Disparou agora, hem? Adorei. Muito bom.


Agora, bom mesmo foi o que descobri hoje. Quando for ler o post de hoje,
não deixe de ler o que tem no link.
Acho que vai gostar de saber.
Bijos.

Anny disse...

Elza:
Agora consertei o Link.
Uma beleza...
Beijos

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger