quarta-feira, agosto 08, 2007

PostHeaderIcon Meus amigos idosos

Eles são geniais. Faz 54 anos que são casados e brigam todos os dias.

Ela é mandona, brava, de origem libanesa. Magrinha e muito elegante. Nota mil em comportamento social. Entende tudo de sala de visitas e odeia festas. Joga e lamenta que os bingos estejam fechados. Tem 82 anos e fuma um cigarro atras do outro, de piteira.

Ele é enorme de alto, magérrimo e italiano. Embora no Brasil desde jovem ainda carrega forte sotaque e algumas palavras ele não consegue pronunciar. Fala vários idiomas, estudou na Universidade de Roma e está com 89 anos. Fuma escondido por que teve câncer de pulmão e foi operado.

Muitos anos atras eles foram parar em meu escritório porque o guarda da rua estava reclamando, na Justiça, contra eles. Nunca mais deixamos de nos encontrar, embora de maneira espaçada e distante. Ao longo desses anos estive diversas vezes na residência deles, ou para visita ou para resolver algumas pequenas questões.

Faz três meses ela me chamou para resolver o problema da empregada doméstica que precisava ser despedida depois de 28 anos de casa e de lá para cá ela me liga para saber como estou e sempre me pede para passar por lá para lhes fazer companhia. Cada filho tem sua casa e seus interesses e esqueceram os velhos.

Passei por lá, hoje. Nossa, quanta alegria eles me trazem! Mato a saudade de estar com meus pais, muito embora os meus não brigassem como eles. Tem momentos que dou risada e mando os dois se calarem. O melhor de tudo é que eles obedecem.

Eu precisava vir para casa, mas, ela me mandou sentar e esperar o jantar e eu ... obedeci rsss ...

Tomei uma taça de vinho com eles, jantei e ri muito das histórias que eles tem para contar. Ele é atrapalhado para contar os causos e ela o atropela. Ele fica bravo e assim vamos. Eu adoro esse casal de idosos.

Sei que já foram muito ricos e que hoje, enfrentam dificuldades, pois, as reservas estão no final. Moram numa casa imensa e linda, cheia de antiguidades e obras de arte que estão, aos poucos, sendo vendidas. Ninguém quer comprar o mausoléu pois, o conceito de habitar mudou nesses 50 últimos anos. A casarão está numa região que não admite escritórios e menos ainda, demolição para ser erguido edifício.

Já baixaram e muito o volume de gastos e aprenderam a economizar. Adaptam-se aos parcos recursos e sobrevivem com alegria.

Preocupo-me com os idosos que vivem de aposentadoria da previdência!

Bjkª. Elza

0 comentários:

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger