domingo, novembro 12, 2006

PostHeaderIcon Zuzu Angel


Chorei do começo ao fim.
Memórias escondidas, guardadas debaixo do tempo e de outras vivências voltaram à tona. As lágrimas se apossaram dos meus olhos para expressarem a minha emoção.
Naquele longínquo 1971 eu já estava na USP e cursava Geografia. Cansei de saber de colegas presos e interrogados pelo DOPS a troco de nada.
Pelo que eu saiba, meu irmão era de extrema direita e contra tudo o que se dizia no meu curso. Meu Pai não admitia a hipótese de alguém da família sair da linha dura imposta pelo Governo. Ele não era de direita e nem de esquerda, mas exigia respeito ao poder constituído, legítimo ou não.
Foram tempos muito difíceis para uma garota que estudou num colégio fascista, enfrentar a liberdade de pensamento tolhida e cheia de subterfúgios da universidade, em contraposição ao pensamento rígido de dentro de casa, aliado à desinformação imposta pelo medo de pensar.
Chamo a minha, de geração do obscurantismo.
Eu sabia das torturas, dos desaparecimentos de inocentes, dos assaltos a banco e das tentativas de lutas de guerrilha, dos sequestros e da bandalheira. Sabia por que ouvia falar, por que muita coisa era apenas sussurrada pelos corredores, embora vivêssemos debaixo da dura repressão de da ausência de direitos.
Contudo, e sem me desculpar, naquela juventude egoísta e imatura, confesso que jamais pensara do ponto de vista da Mãe.

Bjkª da Elza

3 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Oi Elza. Vi teu blog lá no Walter. Não sou muito fã das estórias da ditadura. Mas cheguei primeiro no premio da viagem rs.

Blog do Beagle disse...

Olá, seja bem vindo a essa casa recem inaugurada. Cá prá nós, ninguém que tenha vivido aqueles tempos difíceis é chegado às histórias da ditadura, não é verdade? Não entendi o restante de seu comentário, sorry. Venha mais vezes. Bjkª. Elza

Blog do Beagle disse...

hahahah fui até o Walter Carrilho e descobri o que vc quis dizer sobre viagem hahahah divirta-se num bote, pelo Pacífico hahahahayha Bjkª. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger