quarta-feira, abril 01, 2009

PostHeaderIcon Caminho das Indias













Tenho o salutar hábito de não seguir novelas. Faz muitos anos que me recuso a assistir essas idiotices teletransmitidas por conta das besteiras de texto.

Essa novela me atingiu porque trata de hábitos diferentes, roupas lindas e crenças inusitadas e, portanto, comecei a seguir as desventuras dos personagens.

De início me chamou a atenção a burrice de alguns deles, como a Silvia e o Raul. Burrice e ingenuidade a toda prova, absurdamente ridículos em pessoas com a formação educacional que dizem ter e posição social. Ele, executivo de uma empresa sem o menor traquejo!!!!

Outra coisa que me repugna é a falta de carater coletiva ou quase. Todos é exagero, mas, a maioria, é composta de péssimos exemplos para crianças e adolescentes, já que mentem, trapaceiam, camuflam e por aí afora. Só veem dinheiro e seus próprios interesses. Os indianos encabeçam essa lista. Os brasileiros lhes dão a mão e andam juntos.

A heroína é um desastre! Mente para si, para a Mãe e Pai, para o Marido e não teve a dignidade de contar para o amante o que se passava com ela. Tudo em prol da trama!!!!

O que me leva a esse desabafo de hoje foi a cena ridícula e absurda da "morte" do Raul.

Pode até ser possivel um sono profundo que gere a presunção de morte de uma pessoa. Não tenho conhecimentos bastantes para criticar esse fato.
O que não pode ser transmitido ao público é a forma como tudo ocorreu.
A tal de "Ivone", psicopata de plantão, aparece do nada e "Silvia" acredita nas histórias. Nem percebe que a "amiga" chegou em hora providencial e tem um "amigo" que pode providenciar caixão mortuário numa cidade do interior de São Paulo.
Essa "Ivone" mora da Espanha e nunca esteve na cidade onde está localizada a fazenda da familia!!! Como ela conhece pessoas que podem se desincumbir do corpo?
Como se não bastasse, "Ivone" dá o atestado de óbito. Como atesta algo sem saber a causa mortis? Ela não era médica do defunto, não é médica a bem da verdade, não exerce a profissão no Brasil e não tem registro no CRM ...Obrigatória assinatura de DOIS MÉDICOS em atestado de óbito de quem morre em casa.

Pessoas!!!!!!!!!!!!!! Isso não existe!!!!!!!!!!!!!!!!!

Morte súbita, como a que teria acometido o "Raul", OBRIGATORIAMENTE, seria investigada pela polícia e o corpo periciado pelo Instituto Médico Legal!

Na maioria das cidades brasileiras quem se encarrega da morte é a Prefeitura e não pessoas quaisquer como apareceu no capítulo! Pelo que eu saiba e posso estar enganada, o serviço funerário é municipal. Onde já se viu aparecerem dois estranhos com 2 caixões na casa do "morto"??
Além disso, o corpo teria que ser embalsamado por que, precisa, por força de lei, ficar exposto por 24 horas, no mínimo. O ato de embalsamar só pode ser feito na presença de alguém da familia!

A apalermada "viuva" não toma qualquer providência? Não raciocina e não chama a policia nem um médico da cidade?

Eu sei que se trata de ficção, mas pensem comigo:

Essa novela é transmitida para no Brasil inteiro e todos nós sabemos da diversidade cultural de nosso país.

Já pensou a febre de falsas mortes que pode acarretar essa idéia idiota?

Ela será vendida para o exterior e nós sabemos que poucos lugares no mundo tem alguma idéia de quem somos e como nos comportamos. Vejam a idéia distorcida de nossa realidade que está sendo transmitida!

Todos nós sabemos que é possível a troca de identidades e essa novela estimula prática!

Já não basta o comportamento do "Zeca" que tem todo o estímulo dos pais?

Estou revoltada e gostaria que a Globo esclarecesse, no horário da novela esses fatos.

Um mínimo de credibilidade na ficção é de ser exigido.

Bjkª. Elza

7 comentários:

Mães e afins disse...

Elzinha querida.
Voce tem razão de tudo que diz e observa.
Mas, acho interessante o fato em um momento como o que vivemos, um personagem como a Ivone, desperte tantas emoções e repugnancia; acho louvavel!
Transponha estes aspectos para uma ingenuidade coletiva, que aceita falcatruas, roubalheiras e indecencias pra todo lado?
Acho louvavel, o DR Castanho explicar ao vivo pra todo o Brasil como é uma personalidade psicopatica.
Assim, quem sabe o braileiro acorda!!!!!!
Psicopata é frio, mentiroso, calculista, cara de pau, em resumo, vemos tanto isso por ai. Esta na hora de acordar. Quantas Silvias e Rauls desavisadamente caem em arapucas?
Apenas coloco as questões de outro angulo.
Bjs
Miriam

Kris disse...

Não assisto esse lixo. Só se tem alguém dançando eu paro no canal pra mostrar pro Marcelo e a gente rir de vergonha alheia dos atores. Porque o pouco que eu vi desse troço insulta a intelîgência de qualquer um. E dá uma pena de ver o Tony Ramos - o Antenor de Paraíso Tropical, excelente - pagando um mico deste,

Blog do Beagle disse...

Miriam, estou achando muito interessante que o psiquiatra do instituto explica sobre psicose toda vez que a Ivone aparece. Hoje ele falou da frieza e da incapacidade de sentir e de se envolver com alguém. Falou da total ausência de culpa pelos atos praticados. Mesmo assim, os erros são grandes e me incomodam. Bjkª. Elza

Kris, ponha mico nisso! BJkª. Elza

Mães e afins disse...

Elzinha:
Ele falava de psicopatia.
De fato é tudo muito violento....a Cristiane Torloni que não enxerga o filho adoecer, o advogado que ensina como tirar dinheiro do patrão...é um horror. Vamos ver onde tudo isso vai chegar.
Bjks
Miriam

Blog do Beagle disse...

Mi, mais doida que a Melissa que só pensa na pele e nos botox; na filha dark que tem em casa; junto com aquele casal que só incentiva o filho Zeca a ser trapaceiro; aquela piranha que faz o marido de besta; o indiano que vive de golpes no Rio de Janeiro ... Quem presta??? E aquela doida que esteve na ìndia e se veste como uma palhaça e acredita em tudo o que é místico e foi trabalhar no centro de estética????????? Tá dificil!!! Bj. Elza

Anunciação disse...

Agradeço o aviso;não assisto e como ouvi falar das danças iria arriscar uma horinha no controle;mas obrigadíssima;se dependesse da minha audiência,iriam a falência.

Anônimo disse...

Elza querida, não assisto nenhuma novela na TV. Aquelas cenas daquele rapaz batendo em todo mundo e aprontando na escola, é absurdo.... não perco mais meu tempo assistindo a Rede Globo. Prefiro ler um bom livro.

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger