segunda-feira, julho 09, 2007

PostHeaderIcon 9 de julho

Em 1932 os paulistas resolveram que deveriam pegar em armas e lutar contra o governo de Getulio Vargas para que fosse restaurado o estado de direito. A Revolução foi uma tentativa de reação ao domínio do Estado. Buscavam os revoltosos a reconstitucionalização imediata e o fim do regime de interventores que, judiava de Pernambuco, Paraíba e São Paulo.
Contavam os pobres paulistas com o auxilio e cooperação de outros Estados da União, e em especial com Minas Gerais e Rio Grande do Sul, já que, as forças armadas eram minimamente aparelhadas; a polícia não tinha armamento pesado e menos ainda a Guarda Civil.
A população entusiasmou-se e a guerra foi declarada. Teve início a Revolução que só os paulistas levaram a sério e a termo.
Perdemos muitos homens nas lutas que duraram 3 meses. Mulheres deixaram suas casas e serviram de cozinheiras e enfermeiras para as tropas.
Arrimos de famílias morreram. Para piorar, Getulio Vargas passou a dizer que São Paulo queria se separar da nação.
Nós, os paulistas, ficamos sós na luta, sem armas, sem comida e sem medicamentos. Claro que fomos derrotados, esmagados e humilhados, mas, ninguém pode se esquecer que em 1934 nova Constituição foi promulgada por pura pressão paulista.
Perdemos a batalha nos campos, mas trouxemos o estado de direito ao País. Esse orgulho é só nosso.
Hoje é feriado em São Paulo e duvido que as crinaças saibam o motivo. Duvido que os migrantes que aqui vivem saibam da importância desse fato para nós, paulistas.
A Revolução Constitucionalista de 1.932 deveria ser ensinada nas escolas por que trata-se de história viva. Sou paulista e tenho orgulho de ter administrado entidade fundada em 1.932 para atender aos familiares dos pobres que tombaram nas batalhas.
Bjkª da Elza Bjkª da Elza

8 comentários:

anderson.head disse...

muitas coisas deveriam ser ensinadas na escola, muita besteira é ensinda, muita coisa não é aprendida...

Bom feriado...

Anônimo disse...

Elza, eu sei bem do que você está falando, hoje em dia as escolas estão tão bitoladas nas apostilas que esquecem de ensinar a importância de certos feriados. Aqui no Acre, temos a história mais bonita que eu já vi (puxando saco, claro, o hino é maravilhoso, desses de chorar todas as vezes que escutamos e cadê e a moçada se interssa? Mas tem a gente, né?
Um beijo Elza!

marilia disse...

Elzinha, vc tem razão...parece que os feitos heroícos são somente os que interessam as oligarquias...
Foi uma grande luta, assim como tivemos tb lutas importantes e heroicas, revoltas no norte e no sul, em outros momentos...
mas, a minha filha estudou isso sim!!!
Parabens, Paulista, com P maiusculo!
bjim

Blog do Beagle disse...

Anderson, poius você sabia que houve proibição formal de se ensinar a respeito da revolução de 32 nas escolas? Bjkª. Elza

Blog do Beagle disse...

Angela Carolina, você é do Acre!!!! Tão distante em quilômetros e tão perto pela net. Seja bom vinda ao meu canto. Obrigada pelo comentário. Visitarei seu cantinho e adorarei conhecer a história desse Estado. Bjkª. Elza

Blog do Beagle disse...

Marilia, que surpresa saber que um pedaço da nossa história recente e muito importante para São Paulo foi ensinada por aí. Adorei saber disso. Elza

Luciana L V Farias disse...

Pois é... o meu avô materno e um dos irmãos dele lutaram na Revolução de 32. Eu queria escrever um post sobre o assunto, mas foi uma loucura tão grande que acabei não conseguindo... fica pra próxima!!!

Beijão!

Blog do Beagle disse...

Luciana, ainda é tempo. Conte a história deles, por favor. Sou apaixonada por esse momento de nossa história. A Revolução durou 3 meses, portanto, vc ainda está no prazo kakakakaka Bjkª. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger