sexta-feira, julho 06, 2007

PostHeaderIcon INSS

Acho que já contei uma parte dessa história, mas prefiro um resuminho básico para que a sequencia possa ser devidamente apreciada.
Tive uma empregada doméstica chamada Maria por quase 5 anos e quando ela engravidou, eu a mandei ao INSS para receber salário maternidade. Ela não pode solicitar e receber o benefício porque, os recolhimentos eu fizera para número de inscrição de outra pessoa.
Montamos um processo requerendo a transferência dos valores para o nº dela e, para encurtar a história, nesse bandido, a demora foi de APENAS 7 ANOS para ser deferida a retificação do NIT.
A Maria foi impedida de solicitar o salário maternidade naquele tempo, de modo que, terá que solicitar agora, 2 meses após a resposta do INSS á retificação do NIT.
Estive no posto de Santo Amaro para resolver esse problema uns 20 ou 30 dias atras e depois de não sei quanto tempo, fui encaminhada para o Posto da Av. Nª Srª do Sabará. Fui hoje, com a Maria que está cobrindo as férias da prima Nailda.
Chegamos lá às 9 horas e de cara, a funcionária nos disse que precisaria de orientação da chefia por que nosso caso era diferente... Em poucos minutos, fomos chamadas e a segunda funcionária nos disse que não era ali que deveríamos solicitar qualquer coisa, mas no posto de Santo Amaro porque o processo correra por lá.
Comecei a fazer graça e a rir e disse que estávamos ali por orientação de Stº Amaro. Perguntei se ela iria de fato nos mandar de volta e o chefe ouviu e respondeu que já enviara...
Não perdi a pose e contei para ele que Stº Amaro nos remetera para lá porque era um posto novo e pouco conhecido e que tudo andava mais rápido. que eu teria que montar o processo de correção do NIT de novo para pedir o salário maternidade; que ... que ... enfim, tudo o que me fora dito lá, na origem.
O homem perdeu as estribeiras e me disse que Stº Amaro estava mandando tudo o que era lixo para ele e........ fiz beicinho e pedi para ele não nos chamar de lixo, dando duplo sentido às palavras dele, de propósito.
Ele perdeu a paciência e me perguntou qual funcionária teria me dado as instruções erradas. Queria o nome dela e o nº do guichê, pois, ligaria para Stº Amaro para reclamar.

- Nem imagino o nome dela e menos ainda, o guichê, mas a reconheço. É uma baixinha de cabelos castanhos e óculos, disse eu.

Ele se enfureceu de vez!

- Vou lá, agora! A Srª me siga que não posso admitir que o segurado fique nessa insegurança e transferido de lá para cá. Stº Amaro que assuma seus processos.


Lá fomos nós para o outro posto e, para minha surpresa, não enfrentei filas, não peguei senha e nem nada. O tal de Hilton ou seja lá como se escreve o nome dele, foi entrando e dando ordens. Colocou a Socorro para nos atender. Ela verificou que o que precisávamos era solicitar o benefício e nos transferiu para o Valdeci. Esse, morrendo de medo do Hilton , tratou de tentar localizar o processo da Maria.
Enquanto isso, o Hilton fez o maior barulho lá dentro. Chamou as chefias e a moça que me orientara e ficou bravo, falou e resmungou. Quando eu percebi que a corda iria estourar contra a funcionária, tratei de colocar os pingos nos iiiiiii:

- Ela procurou a chefia para me orientar. Não quero que ela seja prejudicada, pois, ela foi perguntar para a chefe como proceder...

A chefe da Isabele SUMIU enquanto eu falava com o Hilton e e a funcionária que repetiu a orientação recebida. Uma coisa complicada que não sei contar.
Hilton foi atras dela, falou um monte e despediu-se de mim, muito me agradecendo por ter sido paciente, educada e compreensiva, mas que eu fora o estopim daquela encrenca. Santo Amaro tem errado e tentado se livrar dos processos enviando-os para Sabará ... Eu o fizera decidir-se a resolver a questão!!!
Dali a pouco, sem o Hilton presente, o Valdeci veio com a lenga-lenga que não conseguia localizar o processo ... e que ele estaria no arquivo morto ... e que poderia demorar meses...
Foi uma longa espera e o Valdeci, condoído, nos liberou e marcou hora para nós, na 4ª feira, para tratarmos do problema, diretamente com ele.

C a l a r o que perguntei se o Hlton estaria presente ou se eu precisaria acioná-lo ...

No caminho para casa Valdeci me ligou para avisar que o processo fora localizado e confirmou a hora de 4ª feira. Ela já me disse que a Maria solicitará o salário maternidade e que será negado por que está prescrito. Disse que encaminhará o pedido à junta julgadora que manterá a decisão e então, ela deverá acionar o judiciário.

Tempo de espera??? Outros sete anos, no mínimo!!!!!!!!!!!!!

Sugestão : sempre fale com o chefe. Lembram-se de um personagem do Jô Soares que chegava perguntando pelo chefe??? Taí o porquê!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjkª da Elza

9 comentários:

marilia disse...

Elzinha...bom dia...
è realmente f...
e vc não imagina o que é funcionário de secretaria de fórum..
lá ,processo tem vida propria ..rss
anda e some sozinho...
e agente tem de achar dentro do prazo...imagine o que os pobres causídicoos (ops) sofrem....
rsss
bjos e bom fim de semana

Blog do Beagle disse...

Querida, esqueceu que sou advogada??? Aí eu não sei, mas aqui em SP cada diretor de secretaria de cada vara do trabalho tem uma CLT própria e cada Juiz, outra ... Às vezes, os textos conflitam e nós, os bobos, ficamos correndo atras dos prazos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bjkª e bom final de semana. Elza

marilia disse...

Ahahahahah, esqueci... colega!!!
então vc entende o que é sofrimento.....rssss
não sou trabalhista, e no cível as coisas não são diferentes...rsss
prazos , vistas e CPC também são mutatis mutantes...rssss
bjos
Ps: o que vc num entendeu no meu blog e deixou esse recado??????

Anônimo disse...

Elza! Eu tinha certeza que eu iria passar por bons momentos aqui...Nem bem comecei a ler, já me veio a vontade de rir...Desculpe-me...É triste o caso, mas, é o seu jeito de contar!!! rs Quer me matar de rir? Elza. Tenho curiosidade de saber se pessoalmente você é espiritusa assim...Eu não poderia ficar perto de vc por muito tempo...Iam me perguntar se eu era boba! rs
Eita! Até me lembrei daquela história da Bíblia: sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela...rs Conhece?
Beijão!!!!!!!!!!
Dora

Blog do Beagle disse...

Dora, eu sou descontraída e gosto de contar causos. Procuro ser bem humorada sem ser palhaça. Acho que nós duas, juntas, daríamos grandes risadas. Quando me lembro das encrencas com o INSS e tenho vontade de enforcar o funcionário, eu me lembro que devo perdoar sete vezes setenta vezes... Bjkª. Elza

Milton T disse...

Elza, estou no circuito das águas.

bjs

Tatiana disse...

Burrocracia clássica!

Prazer conhecer aqui!
Voltarei também.
E orbigada opr sua visita e seu comentário!!!

PS: coitada da sua funcionária. Ela que se ferrou!

marilia disse...

bom dia, boa semana!

Anônimo disse...

Misericórdia, Elzinha!

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger