sábado, janeiro 27, 2007

PostHeaderIcon Roteiro de viagem





Foto da Igreja de Stº Antonio, reformada. Local dos milagres do Padre Donizzetti

Depois de conversar com meu marido acabei cedendo ao bom senso e saímos de SP em direção a Porto Ferreira. Meu primo de Piracicaba já tinha compromisso e eu não o veria, daí a alteração do roteiro. O trabalho era mais importante do que as visitas.
Trabalhei duro em Porto Ferreira não apenas por que fazia um calor infernal naquela sala da OAB mas, especialmente, por que estava cansada de rodar tantos quilômetros dirigindo.
Dei a chave do possante para meu irmão e seguimos para Tambaú.
Tia Mima nos recebeu alegre e só parou de contar histórias de doenças quando engatamos o carro para sair de lá, no dia seguinte. Minha outra tia me fez muito carinho, coisa absolutamente inédita. Ela não é tia de sangue. Foi adotada pela minha Avó e eu jamais a chamei de tia. A diferença de idade não permite. Para provocá-la, perguntei se ela queria o tratamento cerimonioso. Ouvi um palavrão em resposta. Nunca na minha vida recebi tantos beijos e tantos afagos dessa tia e me emocionei.
A estadia tranquila me transportou ao passado e ouvi as vozes de todos os que já se foram. Ouvi minha avó implicando com as empregadas e com os netos; brigando com os filhos. Ela era uma pimenta malagueta bem forte a italianinha. Calava-se quando meu avô falava baixinho para ela: ceeeeta!!!! O nome dela era Conceta.

Ouvi os passos de todos nós, os netos, correndo pelo corredor para fazer eco e provocar os mais velhos; lembrei-me das vezes em que subimos nas árvores e manchamos as roupas e nos entupimos de jaboticabas grandes e doces.
Fiquei olhando o quintal, hoje, diferente daquele da minha infância e, me vi correndo por ele para escapar de minha avó depois de pegar uma polpetinha feita para enfeitar a macarronada, que, invariavelmente ia para a mesa com menos polpetas do que ela queria. Os netos eram mais rápidos do que ela.
Lembrei-me das idas às olarias para pegar barro ( argila ) ... brincadeira de amarelinha no jardim; o quaradouro com os lençóis estendidos; o fogão à lenha a todo vapor na cozinha do fundo; e fila para tomar banho por que, o imenso casarão só tem um banheiro; a sala da frente transformada em dormitório para acomodar todos os filhos e netos; minha avó distribuindo as toalhas de banho com os nomes escritos à lápis em cada uma... O barulho das fichas e as risadas dos jogadores de pif paf lá na copa...

Lembro-me das romarias em busca dos milagres do padre Donizetti e do medo que eu tinha dele. Lembrei-me das histórias das brigas de meu Tio Wilson com esse Padre por causa de bailes e de carnaval. Meu tio ganhou muitas delas.
Meus tios e avós moravam juntos e hoje só resta Tia Mina, que não é meu sangue, mas sempre a conheci. Ela preservou a casa. Os móveis são do casamento de minha avó.
Zarpamos para Piracibaca no dia seguinte. Esqueci minha bolsa sobre o sofá. Voltei para paga-la e a viagem foi encompridada em 40 km... Fazer o que, né?
Piracicaba é complicada demais. Muito espalhada e sem sinalização. Fui à Justiça, resolvi meu processo e saímos em busca de comida. Comemos sanduiche e enfrentamos a estrada de volta para São Paulo. A viagem fora programada em torno de dois processos e cumpri meu roteiro.
Passamos por Campinas e não paramos. Todos cansados e sem ânimo de visitar o tio querido. Além disso, saímos tarde de Tambaú e, se parássemos em Campinas chegaríamos muito tarde em SP e eu queria estar em casa para receber o marido que chegava de BH.
Depois, para ser sincera, seria muita emoção em pouco tempo ...
Combinamos, nós três, os passageiros solidários, de enfrentar esse retorno ao passado juntos, proximamente, para visitar o Tio querido. Basta uma tarde e resolvemos essa parada. Campinas é pertinho daqui.

TEM POST NOVO NO BLOG DO UOL. CLIKE

Bjkª da Elza

4 comentários:

Anônimo disse...

Delícia de viagem de volta à infância!
Beijos

Blog do Beagle disse...

Muita emoção, sem dúvida. Bjkª. Elza

Anônimo disse...

Lembranças e viajem sempre faz recarregar as baterias.

Blog do Beagle disse...

Eduardo, cansam e causam dores, também. Bjkª. Elza

Thelma Louise

Thelma Louise
Minha gatinha querida

Pesquisar este blog

Perfil

Elza Maria sempre em busca de respostas. Paradoxal, curiosa, inteligente, crítica, observadora, sentimental, habilidosa, amorosa, sensível, disciplinada e um montão de outras coisas. Ser humano normal, comum, mediano, mas que gosta de escrever e está no quarto blog.

Arquivo do blog

Atualizaçoes

Seguidores

Miau

Get the Maukie - the virtual cat widget and many other great free widgets at Widgetbox!

Passaram por aqui

Créditos

Template: Meiroca.com
Foto: Silvia Perutti
Powered By Blogger